terça-feira, 29 de março de 2016

TECNOLOGIA

Prefeitura de SP inaugura laboratório digital

Espaço de produção colaborativa nas áreas de inovação e tecnologia, o Fab Lab será forte aliado na inclusão, podendo ser usado para desenvolver protótipos de equipamentos para reabilitação.

Impressoras 3D, cortadora à lazer, softwares de modelagem e animação para programação em computadores e fresadoras. Esses são alguns dos equipamentos de ponta que os estudantes da capital paulista poderão utilizar nas unidades da Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital (Fab Lab Livre SP), projeto da Prefeitura de São Paulo. Em dezembro, a primeira unidade entrou em funcionamento no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
O projeto tem como objetivo estimular o desenvolvimento de protótipos de novos produtos por meio das máquinas de produção digital, incluindo equipamentos para reabilitação. “Queremos mudar a cabeça dos jovens para que possam inovar e perceber a produção de outra maneira. Aqui será possível fazer desde um game até o protótipo de uma cadeira ou abajur”, comentou o prefeito Fernando Haddad.

Os Fab Labs são espaços de produção colaborativa em que os estudantes terão cursos de técnicas de fabricação digital para que possam criar modelos de baixo custo para manufatura em larga escala. A iniciativa vai atender também startups que queiram utilizar os laboratórios para se desenvolver no mercado e ajudar a impulsionar o empreendedorismo. “Os tecnologias dos Fab Labs vão permitir, por exemplo, desenvolver próteses para melhorar a qualidade de vida dos que têm mobilidade reduzida”, disse o secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro. 


“É maravilhoso que esta tecnologia tão moderna seja disponibilizada para os jovens de todas as regiões da cidade. Imagine no futuro os Fab Labs desenvolvendo tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Será maravilhoso!” , falou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti. 
O Fab Lab Livre SP será gerenciado pela ITS Brasil. O projeto prevê a inauguração de 12 unidades até o final do primeiro trimestre deste ano, que deverão atender 1.500 estudantes por mês.


Serviço:
Fab Lab Centro Cultural Cidade Tiradentes
Endereço: R. Inácio Monteiro, 6900 - Conj. Hab. Sitio Conceição
Telefone: (11) 3343-8902


Nenhum comentário:

Postar um comentário