segunda-feira, 27 de junho de 2016

DIREÇÃO INCLUSIVA: SURDOS NO VOLANTE!



Surdos devem contar com intérprete de Libras para aprender a dirigir carros ou motos, de acordo com resolução do Contran.

Dirigir um carro ou uma moto sem escutar não é problema. Afinal, as pessoas surdas desenvolvem outras habilidades - como a maior concentração visual - que normalmente suprem a falta da audição. E isso é suficiente para evitar que elas se envolvam em acidentes. A observação é da especialista em treinamento de condutores com deficiência, Vanessa Petrilo. "A dificuldade maior das pessoas surdas é com o exame teórico", afirma ela. "Isso porque, na língua de sinais, um símbolo pode significar várias coisas e por isso fica difícil explicar para um surdo termos específicos, como o que é um condutor".
Desde outubro, no entanto, essa comunicação começou a ficar mais fácil, já que uma resolução do Contran passou a exigir que autoescolas e órgãos de trânsito disponibilizem intérprete de Libras nas diversas fases do processo de habilitação de condutores surdos. Teoricamente, com a medida, os surdos poderão contar com intérpretes melhor treinados e capacitados a passar os conceitos específicos sobre direção e legislação de trânsito. Antes da exigência, normalmente os surdos levavam pessoas conhecidas como intérpretes.
De acordo com a resolução do Contran, a garantia da presença de um intérprete deverá ser exigida pelos órgãos executivos de trânsito no momento do credenciamento e autorização de funcionamento dos centros de formação de condutores e outras entidades que atuam na área. A resolução admite que profissionais dos próprios estabelecimentos sejam capacitados para cumprir a função.
Dentro do processo de habilitação, as fases que devem contar com o atendimento especializado para pessoas com deficiência auditiva são: avaliação psicológica; exame de aptidão física e mental; curso teórico técnico; curso de simulação de prática de direção veicular; exame teórico técnico; curso de prática de direção veicular; exame de direção veicular; curso de atualização; curso de reciclagem de condutores infratores; cursos de especialização.

Serviço: mais informações sobre resoluções do Contran podem ser obtidas no site: www.denatran.gov.br/resolucoes.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário